Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Blechnum heringeri Brade VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 31-05-2012

Criterio: D2

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Blechnum heringeri é uma espécie rara e conhecida por um baixo número de coletas botânicas. Pesquisas recém-publicadas sobre espécies do gênero no Brasil indicam que B. heringeri ocorre em apenas quatro localidades. Entretanto, comunicação pessoal com especialistas sugere que a espécie possivelmente ocorra no Estado do Pará e no Distrito Federal. Dessa forma, é possível suspeitar que a espécie esteja sujeita a menos de cinco situações de ameaça, como a rápida expansão de atividades agropecuárias e a invasão de espécies exóticas que vem ocorrendo no Cerrado.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Blechnum heringeri Brade;

Família: Blechnaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Dados populacionais

Emcomunicação com outros pesquisadores da espécie, Dittrich (com. pess.) afirmaque a espécie não é abundante na localidade da Serra de Carajás (Mota) e que oregistro para a coleta no Ceará trata-se de duas supopulações (Santiago)

Distribuição

Endêmica do Brasil, ocorre nas Regiões Norte (Pará), Centro-Oeste (Goiás, Distrito Federal), Sudeste (Minas Gerais) (Dittrich; Salino, 2012). Os registros botânicos foram coletados em áreas muito distantes entre si. De norte a sul, a espécie ocorre desde a Serra dos Carajás (PA) até a Serra da Canastra (MG) e de leste a oeste desde a Serra dos Carajás (PA) até uma localidade ignorada no Ceará (duas localidade ainda não registradas na literatura). Em Paracatu (MG), Goiás e no Distrito Federal também há coletas. No total são conhecidas sete coletas distribuídas em quatro Estados e no Distrito Federal (Dittrich, com. pess.). No entanto, não foram encontrados todos registros botânicos em herbários (CNCFlora, 2012)A altitude dos materiais vistos são de 600-700 m (PA) a 1150 m (DF) (Dittrich, com. pess.).Dittrich ainda comenta que a categorização em "Provavelmente Extinta" em Minas Gerais (COPAM-MG, 1997) esta incorreta, pois uma nova subpopulação foi descoberta no Estado e a planta foi re-coletada em Paracatu (MG) (Dittrich, com. pess.).

Ecologia

Plantas terrícolas ou rupícolas

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade very high
Detalhes ​O estado de Minas Gerais apresenta 9,64% de sua vegetação remanescente (SOS Mata Atlântica, 2010)

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Provavelmente extinta" pela Listavermelha da flora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Serra da Canastra (Dittrich, com. pess.)

Referências

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- DITTRICH, V.A.O.; SALINO, A. Blechnaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB090784>.

- DITTRICH, COM. PESS. Comunicação da especialista Vinícius Antonio de Oliveira Dittrich, da Universidade Federal de Juíz de Fora, Juiz de Fora (MG), para o analista Arthur Valente, pesquisador do CNCFlora, em 25/05/2012.

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

Como citar

CNCFlora. Blechnum heringeri in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Blechnum heringeri>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 31/05/2012 - 15:06:37